segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FIM DO MEGAUPLOAD: COMBATE A PIRATARIA OU CENSURA NA REDE?


No início do ano, uma notícia abalou internautas de todo o mundo. Um dos maiores sites de compartilhamento de downloads, o megaupload, foi fechado e o seu dono, Kim Dotcom, foi preso na Nova Zelândia.  Em contra-ponto, as leis Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect IP Act (PIPA), que tem por intuito acabar com a pirataria na rede, não foi além, devido em muito por protestos de vários usuários, que não concordam com as atitudes tomadas pelo FBI.
Como usuário assíduo de videos, como quase 90% da internet, vejo como uma censura esse tipo de bloqueio, apesar de ilegal. É certo que os direitos autorais tem que ser mantidos, mas no mundo globalizado de hoje, a proibição de downloads funciona como um retrocesso, sendo que vários artistas e bandas já disponibilizam downloads gratuitos pela rede.
Na verdade, esta é uma forma ampla de divulgação e que com a proibição, acaba por deixar usuários frustrados e descontentes com os seus governantes. Mas será que seria possível continuar com os downloads sem prejudicar a indústria do entretenimento? É um caso a se pensar, mas o que todos sabemos é que os downloads já viraram mania entre adolescentes e adultos e proíbi-los seria considerada uma forma de censura.
Sendo assim, neste caso, muito ainda vai ser discutido e em alguns momentos, sem uma solução imediata, mas o que sabemos é que  a internet cresceu muito devido aos downloads, e mesmo que  eles sejam  ilegais, eles não denigrem o produto, só os levam  para perto do público com maior facilidade e temperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário