quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Fim do Casseta & Planeta põe em questão qual o tipo de humor que pode estar com os dias contados




 Desde 1992, a globo começou a exibir um dos programas humoristicos mais bem sucedidos da tv e da emissora conseqüentemente.
O grupo completou 18 anos no ar em 2010

O Casseta e Planeta Urgente, que começou com os integrantes Cláudio Manoel, Beto Silva, Hubert, Bussunda (que faleceu em 2006), Reinaldo, Hélio de la Peña, Marcelo Madureira e Katia Maranhão (substituida por Maria Paula em 1994) depois de 18 anos no ar, não vai figurar na grade de programação da emissora global ano que vem. Os humoristas, pediram um tempo para a emissora para uma "reciclagem". Em seu twitter Claudio Manoel (@CmanoelCasseta) respondeu as perguntas sobre o porquê do fim do programa :"Escrarecendo (sic): sorry pra quem acha que acabamos. Pedimos um tempo. Não queríamos renovar pra fazer mais do mesmo, mas estaremos de volta em 2011". Essa afirmação levantou uma questão relevante para os programas de humor ultimamente: qual é a nova forma de usar esse tipo de entretenimento na tv?  

Pânico faz parte da nova safra do humor nacional
Como exemplos desse tipo de humor inovador, temos programas  que tem como característica o deboche e a crítica ao que acontece no Brasil como é o caso do Pânico na tv e o CQC (custe o que custar) que apesar de só ter 2 anos já é um enorme sucesso.  Os programas de improviso também ganharam destaque na telinha nos últimos tempos (os chamados Stand-up comedy), como os humorísticos show do tom,  É tudo improviso, furo mtv, Legendários, 15 minutos e outros programas de humor que apresentam personagens (ou não) com histórias engraçadas para fazer o público rir. Outros programas como Junto e Misturado e Comédia mtv,  além de ter um contexto inovador,  vem de acordo com as preferências do público .

E junto com essa safra de novos programas voltados para o riso,  veio também a necessidade de uma renovação no humor, mas parece que certos programas não acompanharam esse processo, como é na minha opinião, o caso do Zorra total, A praça é nossa, A grande famíla e o próprio Casseta & Planeta que ano após ano, vem deixando muito a desejar nas piadas e nas histórias contidas em seus programas. O que resta saber é se os programas mais antigos vão se reformular, como vai fazer Maria Paula e cia porque senão esse tipo de humor que envolve textos e histórias de cotidiano, e que busca bordões para entreter o público vai estar com os dias contados por aqui.


2 comentários:

  1. Cara, Zorra Total era pra ter saído do ar há muito tempo. Não entendo como algo que não agrada o público e ainda é repetitivo pode permanecer no ar ainda.
    Quanto ao Casseta & Planeta, já era para eles terem reformulado desde quando o Bussunda se foi, pois ela era a "alma" do humor global.

    Sucesso aí pro cê e pro seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Felipe, com o seu comentário.O Casseta & Planeta já não vinha correspondendo desde a morte do Bussunda e o Zorra so se salva porque está na globo, porque senão já teria sido embalado e jogado fora faz tempo. Abraços.

    ResponderExcluir