segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cotas para afrodescendentes em Universidades: Uma Forma de Igualdade?

Todo mundo sabe (ou a maioria das pessoas) , das dificuldades de um afrodescendente conseguir uma vaga nas universidades brasileiras. Talvez, por um passado histórico não muito distante, em que o negro era marginalizado pela sociedade. O preconceito desde então, nos últimos tempos vem sendo amenizado, mas o racismo existente na cabeça de algumas pessoas ainda ficou. Por exemplo: Não vemos na maioria das lojas, shoppings ou estabelecimentos comerciais, atendentes negros. Isso seria apenas uma coincidência?
Na tentativa de igualar essa diferenças, as universidades brasileiras criaram o sistema de cotas para negros ou afrodescendentes, mas mesmo assim, ainda existe muitas pessoas que, mesmo que tenham uma universidade e um diploma na mão, acabam  sendo julgados pela cor da sua pele.
Para solucionar esse problema, negros e pobres, deveriam ter uma preparação psicológica e moral, para poder enfrentar as diferenças e a discriminalização que ainda existe, mesmo que involuntariamente nas universidades.
Por isso, além da educação de qualidade, é preciso também igualar as oportunidades dessas duas raças, para que no Brasil não exista mais desigualdades, e que o negro tenha orgulho de ser o que é.

2 comentários:

  1. Acho o sistema de cotas, como está agora, uma extensão do preconceito, pois no vestibular ninguém perguntava qual era a cor da pessoa. Os negros nunca fora excluídos das universidades, a população pobre em geral sim.

    E obrigado por ter passado no meu blog, mas me fala quem é você, pois parece ser meu vizinho rsrs
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. é o willain pô, vc não sabia felipe?

    ResponderExcluir