segunda-feira, 23 de maio de 2011

Em Detrito a Ditadura : Prefeita de Cubatão quer mudar nome de Bairros da Cidade.


Prefeita Márcia Rosa (PT)
Uma notícia promete dar muita repercussão nos próximos meses. A prefeita de Cubatão, Márcia Rosa(PT), pretende botar em votação na cidade a troca de nomes de alguns bairros, ruas e avenidas do munícipio.
Isso se deve pelo fato de que a Cidade foi de domínio dos militares por 17 anos, por considerarem que Cubatão pela lei n°5.449, com base na constituição de 1967, era uma cidade com Área de interesse para a segurança nacional. O resultado disso, foi várias “homenagens” a militares e presidentes e que deixou a cidade sem o direito a votar durante os 17 anos da ditadura vigente.
Mas agora, 26 anos depois do fim da repressão nacional pelos militares, a prefeita em atividade quer apagar de vez o passado histórico que ela considera anti-democrático. Em entrevista dada e publicada pelo jornalista Thiago Macedo, do jornal Flit Paralisante, ela afirmou o seguinte propósito desse ato:”Mudar esses nomes não significa tentar apagar o passado. Esse período não pode jamais ser esquecido para que ele nunca se repita. Mas também não considero justo homenagear quem apoiou a tortura, homicídios e demais fatos horríveis que mancharam a história do nosso País. Não é correto dar nome de próprios públicos a quem é contra a democracia”, explica a prefeita.
Por fim, ainda em entrevista ao jornal, a prefeita pretende colocar em votação essa norma:“Queremos que as pessoas discutam se vale a pena ou não homenagear quem tanto fez mal para a democracia”. Então, agora só resta esperar os próximos capítulos dessa historia importante para o nosso país e que envolve o passado e o presente dos cubatenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário